IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Uma tarefa divina

Como é bom perceber que o blog está cumprindo seu papel esclarecedor, livre e democrático, como um espaço ético e laico para compartilhar ideias... Em seu texto, a aluna Lourrana nos faz conhecer e refletir sobre outro ponto de vista a respeito da sustentabilidade. Vale a pena conhecer suas ideias... vamos lá?   
---------------------------------------------------------------------------------------------
            Depois de vermos a sustentabilidade sob vários ângulos, gostaria de mostrar um novo lado. Antes de discorrer sobre ele, quero deixar claro que não falo sobre religião, ou doutrinas religiosas, apenas o lado bíblico. A maioria das pessoas tem pelo menos uma bíblia em casa, mesmo que não a leia. Afinal, é o livro mais antigo e mais vendido em todo o mundo.
            Lembrei-me que, há alguns dias, li em uma revista sobre o que Deus pensa do que estamos fazendo com a terra; é óbvio que não se pode conversar com ele e perguntar a sua opinião, mas, nesse artigo, havia alguns textos que nos faziam pensar sobre isso.
            Para os que acreditam, Deus criou os céus, a terra e tudo que há nela, inclusive o homem, e fez a Terra para ser o lar da humanidade. Mas, segundo a bíblia, ele deixou algumas instruções. “Deus passou a tomar o homem e a estabelecê-lo no jardim do Éden, para que o cultivasse e tomasse conta dele.” Gênesis 2:15 (TNM).  Ele deu aos humanos a tarefa de cultivar a terra e cuidar dela.
            Todos nós sabemos que a Terra tem os seus ciclos naturais, e nossas ações devem estar em harmonia com esses processos. Por isso, é importante ter cuidado para não contribuir desnecessariamente com os problemas do meio ambiente. E, ao fazermos isso, nós mostramos que amamos o próximo como a nós mesmos, que é outro mandamento bíblico.
            Todo dia, fazemos escolhas que afetam o ambiente ao nosso redor. Podemos parar um pouco para pensar sobre o impacto de nossas escolhas, mesmo em assuntos simples, como o transporte (vimos aqui no blog um transporte alternativo), a recreação, o ato de eliminar o lixo, que pode ser reaproveitado ou reciclado. Por mais que a reciclagem exija um pouco mais de atenção e cuidado, é uma evidência de que queremos o nosso planeta limpo. Por que não nos informarmos sobre a coleta seletiva no bairro em que moramos? Ou talvez comprar produtos de empresas que tentam reduzir os danos causados no meio ambiente? No portal Meu mundo sustentável, há uma lista de empresas que fazem isso no Brasil (http://meumundosustentavel.com/noticias/20-empresas-sustentaveis/)
            Não precisamos impor a outros as nossas decisões, porém, isso não nos faz menos responsáveis por elas.
            Como disse no início, Deus deu aos humanos a responsabilidade de cuidar da terra. Podemos mostrar nossa gratidão por tudo que ele nos deu, ou dará, por tomar decisões responsáveis sobre como tratamos o planeta em que vivemos. Afinal, não é a terra que precisa de nós, mas nós é que precisamos dela.

Obs.: A revista que eu citei é a Revista Despertai! – edição de dezembro de 2007 (publicada pelas Testemunhas de Jeová)
                                                              (Lourrana Lima, ADM, Diurno.)

            Ainda desse ponto de vista, a aluna Lourrana enviou-nos uma animação bem interessante.



2 comentários:

  1. Foi um ótimo texto da nossa companheira de classe, ela escreve muito bem e me fez interessar-me pelo texto, o que é muito difícil.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa!
    Fomentar reflexão e novas visões sobre como mudar o mundo a partir de nós mesmos é mais do que inteligente, é sábio.

    ResponderExcluir