IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Sustentabilidade para quê?


Oba! Mais um texto escrito por vocês. Este é do aluno Marco Antonio, da turma do Noturno.
-------------------------------------------------------------------------------- 
            A sustentabilidade serve para proteger o meio ambiente e para ajudar a criar novas modalidades de empregos diretos e indiretos para a sociedade. Vamos ver como é fácil entrar nesse conceito, até em datas festivas.  
            No carnaval, por exemplo, os foliões mal educados que jogam as latas em qualquer lugar sem se importar com as consequências, ao jogá-las no chão, os moradores de rua e os catadores acabam recolhendo essas latinhas para vender para uma empresa de reciclagem.
            Se acontecesse de esses foliões serem mais conscientes, facilitaria o trabalho dessas pessoas, já que todas as latas estariam no local certo como a lata de lixo, até melhor, na lixeira em que só seriam colocadas as latinhas.
            As latinhas que os catadores recolheram e que foram levadas para as empresas de reciclagem vão ter uma longa viagem até chegar às usinas que vão lhes dar uma “cara nova”. Essas latinhas, já na usina de reciclagem, começam a sua viagem na produção:
·         Primeiro: separam as latinhas por tipo de matéria;
·         Segundo: tiram o lixo e higienizam as latinhas;
·         Terceiro: são levadas para a caldeira para serem transformadas em um único material;
·         Quarto: a matéria bruta é transformada em outros objetos, podendo até mesmo voltar a ter a forma de outra latinha.
            Com isso, não vai ser necessário retirar da natureza mais matéria para produzir novas latinhas; é só manter um ciclo de reciclagem que acaba se autossustentando.
            Fazendo a sua parte acabaremos, sem perceber, criando novas modalidades de empregos informais e formais. Como Lavoisier dizia “Nada se cria, tudo se transforma”, ou seja, nada se perde, tudo pode ser modificado, recriado e nascer de cara nova.
                                     ( Marco Antonio Pinto Junior, ADM, noturno )


Nenhum comentário:

Postar um comentário