IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

quarta-feira, 28 de março de 2012

A hora da sustentabilidade

Neste texto, a aluna Priscila aponta alguns aspectos diversos sobre a sustentabilidade. Depois, assista também ao vídeo que ela comenta.
----------------------------------------------------------------------------------------
A sustentabilidade é um conceito muito complexo, com o qual as pessoas estão começando a se importar. Obviamente, há alguns indivíduos que não estão ligando para isso e achando tudo uma grande besteira, mas, sem dúvidas, entenderão um pouco disso mais pra frente, quando a situação estiver lamentável.
          Alguns mercados já “entraram no clima”, fizeram a redução de distribuição gratuita de sacolas e começaram a venda de sacolas retornáveis num preço básico, mas será que eles estão agindo dessa forma pensando no meio ambiente e no futuro de cada um? A meu ver, eles estão apenas visando ao bolso deles mesmos, afinal, acabaram com a distribuição de sacolas plásticas, mas não se desfizeram delas, tendo uma certa quantidade guardada, e, se for de necessidade do cliente, efetivam a venda por unidade sem problema algum... de que isso adianta? Mas, querendo ou não, se todos tiverem consciência, a diminuição de sacolas plásticas irá ajudar de certa forma.
          Como o vídeo A história das coisas relata, você já se perguntou de onde surge tudo que compramos, e pra onde vão quando nos desfazemos dos produtos? Pois é, grande parte da sociedade não gasta o seu tempo (o mínimo que seja) para refletir sobre isso, nem que seja apenas por curiosidade. O lixo eletrônico, por exemplo, se tornou uma ameaça em alta. A tecnologia possui um avanço incrível: quando compramos um aparelho celular que acabou de ser lançado, possuindo tudo que desejamos, no dia seguinte, ao ligar a TV, nos deparamos com um comercial divulgando um lançamento de um novo aparelho, tendo suas exclusividades, utilidades e preços imbatíveis, e aí já “baixa” a vontade de comprá-lo, muitas vezes, jogando o outro aparelho em um lixo qualquer, prejudicando o meio ambiente. Triste realidade, mas vivemos num mundo em que acontece muito disso.
             Aos poucos, começamos a enxergar o desenvolvimento dos projetos sustentáveis. Pessoas de baixa renda que sofriam por vários tipos de doenças, devido à poluição de inúmeras indústrias em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser melhorada e recuperada. Devido a projetos de sustentabilidade que são cada vez mais apoiados e desenvolvidos por empresas que contribuem para poluição atmosférica ou da água, além de projetos implantados para que a população cumpra, por exemplo, a conscientização da não utilização de sacolas plásticas ou o uso de combustíveis renováveis.
          É de extrema importância suprir as necessidades presentes sem correr o risco de que gerações futuras tenham que sofrer consequências negativas de nossas ações. Temos que ter a obrigação de pensar no próximo, defender e melhorar o ambiente humano para os demais desfrutarem dele. 
                                                    (Priscila Oliveira, ADM, diurno)


            Assista ao vídeo que a Priscila comenta em seu post:


Nenhum comentário:

Postar um comentário