IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

quinta-feira, 15 de março de 2012

A Sustentabilidade e as Empresas


 Em seu texto, a aluna Beatriz Vilhena comenta 2 exemplos de empresas que assumiram posturas “sustentáveis”. Vamos saber um pouquinho sobre isso? 
-----------------------------------------------------------------------------------------------
            No mundo em que vivemos hoje, a vida é movida pelos negócios e pelas tecnologias, em que tudo gira em torno das grandes empresas, do marketing e do dinheiro. As pessoas se tornaram ambiciosas, gerando um grande consumismo desnecessário e se esquecendo das responsabilidades como seres humanos.
            Hoje catástrofes estão acontecendo com mais frequência, a natureza vai se devastando e toda aquela beleza natural vai se perdendo. Pessoas sofrem com isso e o que fazemos? Nada, simplesmente culpamos o governo por não tomarem medidas, e as empresas, alegando que elas são as causadoras desse impacto global.
            Entretanto, quem comanda essas empresas? Somos nós, seres humanos, todos nós somos os causadores da destruição do nosso próprio planeta. Dizemos que o planeta precisa da gente, mas, na verdade, somos nós que precisamos dele.
            Com isso, podemos ter simples atitudes que já faria uma diferença, por exemplo, separar o lixo reciclado para que possamos reaproveitá-lo, diminuir nosso tempo no banho, fechar a torneira quando escovamos o dente e lavamos a louça e assim por diante, pequenas coisas do nosso dia a dia que podem ser mudadas para fazer a diferença e ajudar o nosso planeta.
            Já em relação às empresas, elas estão começando a fazer um trabalho mais econômico, que garanta um futuro menos impactante para o planeta, como também há empresas que visam ao desenvolvimento de produtos sustentáveis. Grandes empresas como a Coca-Cola e a Natura possuem metas sustentáveis.
            A Coca-Cola Brasil tem como meta reciclar 100% das embalagens até 2020. A novidade da empresa é sua nova embalagem da água mineral Crystal, a Eco de 500 ml. Essa garrafa utiliza 20% a menos de pet em seu processo de produção. Para o consumidor, a maior novidade é torcer a garrafa após esvaziá-la. Com isso, diminui em 37% o volume que ela ocupa, facilitando o trabalho de transporte, armazenamento e reciclagem. A garrafa traz um slogan: “torça e faça um pedido”.

      Para assistir à propaganda: http://www.youtube.com/watch?v=mRWERLJ8UYY
             Por sua vez, a Natura tem sua linha de valorização da cultura e biodiversidade com responsabilidade socioambiental, a Natura Ekos. Em cada produto, há a chamada tecnologia verde, onde cientistas especializados tentam desenvolver métodos para diminuir os impactos causados no meio ambiente e desenvolvendo sustentabilidade para as comunidades fornecedoras das matérias-primas. As embalagens pets utilizadas são 100% recicláveis.

            Todas as embalagens dos condicionadores e dos refis são produzidas com plástico verde, havendo uma diminuição da emissão do carbono em relação aos plásticos convencionais. Para evitar desperdício e produção de lixo, os produtos são embalados apenas com a quantidade necessária de papel.


           Então, vamos parar e pensar um pouco sobre tudo que está acontecendo a nossa volta, com o nosso planeta. Pequenas mudanças levam a grandes conquistas.
                                                                            ( Beatriz Vilhena, ADM, Diurno )

Nenhum comentário:

Postar um comentário