Em seu texto, a aluna Beatriz Vilhena comenta
2 exemplos de empresas que assumiram posturas “sustentáveis”. Vamos saber um
pouquinho sobre isso?
-----------------------------------------------------------------------------------------------
No mundo em que vivemos hoje, a vida
é movida pelos negócios e pelas tecnologias, em que tudo gira em torno das
grandes empresas, do marketing e do dinheiro. As pessoas se tornaram
ambiciosas, gerando um grande consumismo desnecessário e se esquecendo das responsabilidades
como seres humanos.
Hoje catástrofes estão acontecendo
com mais frequência, a natureza vai se devastando e toda aquela beleza natural
vai se perdendo. Pessoas sofrem com isso e o que fazemos? Nada, simplesmente
culpamos o governo por não tomarem medidas, e as empresas, alegando que elas
são as causadoras desse impacto global.
Entretanto, quem comanda essas
empresas? Somos nós, seres humanos, todos nós somos os causadores da destruição
do nosso próprio planeta. Dizemos que o planeta precisa da gente, mas, na
verdade, somos nós que precisamos dele.
Com isso, podemos ter simples
atitudes que já faria uma diferença, por exemplo, separar o lixo reciclado para
que possamos reaproveitá-lo, diminuir nosso tempo no banho, fechar a torneira
quando escovamos o dente e lavamos a louça e assim por diante, pequenas coisas
do nosso dia a dia que podem ser mudadas para fazer a diferença e ajudar o
nosso planeta.
Já em relação às empresas, elas
estão começando a fazer um trabalho mais econômico, que garanta um futuro menos
impactante para o planeta, como também há empresas que visam ao desenvolvimento
de produtos sustentáveis. Grandes empresas como a Coca-Cola e a Natura possuem
metas sustentáveis.
A Coca-Cola Brasil tem como meta
reciclar 100% das embalagens até 2020. A novidade da empresa é sua nova
embalagem da água mineral Crystal, a Eco de 500 ml. Essa garrafa utiliza 20% a
menos de pet em seu processo de produção. Para o consumidor, a maior novidade é
torcer a garrafa após esvaziá-la. Com isso, diminui em 37% o volume que ela
ocupa, facilitando o trabalho de transporte, armazenamento e reciclagem. A
garrafa traz um slogan: “torça e faça
um pedido”.
Para assistir à propaganda: http://www.youtube.com/watch?v=mRWERLJ8UYY
Por sua vez, a Natura
tem sua linha de valorização da cultura e biodiversidade com responsabilidade
socioambiental, a Natura Ekos. Em cada produto, há a chamada tecnologia verde,
onde cientistas especializados tentam desenvolver métodos para diminuir os
impactos causados no meio ambiente e desenvolvendo sustentabilidade para as
comunidades fornecedoras das matérias-primas. As embalagens pets utilizadas são
100% recicláveis.
Todas as embalagens dos
condicionadores e dos refis são produzidas com plástico verde, havendo uma
diminuição da emissão do carbono em relação aos plásticos convencionais. Para
evitar desperdício e produção de lixo, os produtos são embalados apenas com a
quantidade necessária de papel.
Então, vamos parar e pensar um pouco sobre tudo que está acontecendo a nossa volta, com o nosso planeta. Pequenas mudanças levam a grandes conquistas.
( Beatriz Vilhena,
ADM, Diurno )
Nenhum comentário:
Postar um comentário