IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Lixo eletrônico: uma questão de conscientização


O problema do lixo eletrônico tem rendido muita reflexão, hem? Agora, é a aluna Kacia Bianco, inaugurando a participação dos alunos do período noturno, que compartilha conosco suas impressões sobre esse tema tão atual. ; )
--------------------------------------------------------------------------------------- 
            Ser “sustentável” é ser capaz de participar do meio em que vivemos e usufruir dos benefícios do meio ambiente sem degradar ou provocar danos. Ou seja, ao passo em que os recursos naturais são usados pelo homem, ele, de alguma forma, os devolve ao planeta por meio de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim.
            No século XXI, estamos vivendo uma grande ameaça, chamada de lixo eletrônico. Vivemos em uma época em que o desenvolvimento tecnológico está avançando cada vez mais e em alta velocidade, levando ao consumismo, fazendo com que esses equipamentos eletrônicos sejam trocados com muita facilidade e num tempo cada vez mais curto. Isso ocorre porque nós, consumidores, damos preferência a um aparelho de última geração, como computadores, televisão, celulares e outros equipamentos eletrônicos à possibilidade de reformar ou equipar o antigo. Geralmente quando não os queremos mais, jogamos em lixos, causando um grande impacto ambiental, porque esses equipamentos eletrônicos contêm cádmio, chumbo, mercúrio e berílio e, em contato com o solo, contaminam o lençol freático. Além disso, quando esses equipamentos são queimados, poluem o ar, causando sérios danos ao meio ambiente.
            Temos que descartá-los de maneira correta, por exemplo, fazendo doações a quem precisa ou a organizações que aceitam doações de equipamentos eletrônicos para reutilizá-los, e também podendo ser revendidos para empresas de reciclagem. Muitas vezes, o lixo eletrônico não é lixo, e muitas pessoas não sabem o que fazer com ele, por isso, cresce cada vez mais.
            Um exemplo bem comum que eu observo é em relação aos celulares.  Com o avanço da tecnologia desses aparelhos, cada vez mais as pessoas desejam um novo lançamento, deixando de lado seu atual modelo, que está em perfeitas condições e muitas vezes com pouco tempo de uso, para adquirir novas tecnologias apresentadas em novos aparelhos.
            Por isso, sabendo direcioná-lo para quem precisa, isso ajuda a estender sua vida útil. Sendo assim, para que o meio ambiente e a saúde humana estejam livres dessa grande ameaça, é necessário despertar a consciência das pessoas, que devem promover campanhas a favor de um novo estilo de vida, ter um consumo consciente, por exemplo, ao fazer reciclagem, reutilizar os aparelhos eletrônicos, etc.
                                                                 (Kacia Bianco, ADM, noturno)


2 comentários:

  1. Que blog interessante, com posts muito instrutivos. Eu, que não conheço muito sobre o assunto, aprendi bastante. Gostei muito também, da iniciativa da professora e da turma de discorrer sobre o assunto! Parabéns aos estudantes!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos estudantes pelos posts interessantes. Aprendi bastante sobre o assunto!
    Gostei também, da inciativa de se fazer um blog sobre sustentabilidade. Parabéns!

    ResponderExcluir