IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Atitude e criatividade: palavras de ordem para ajudar a salvar o planeta

Este texto, da aluna Gabriela Curti, comenta uma alternativa viável para a melhoria do trânsito: o uso de bicicletas. E você, qual a sua opinião sobre isso? Leia o post e comente.
---------------------------------------------------------------------------------
   Desde o início deste semestre, estou pensando o que poderia ser sustentável sem ser “clichê”. Como tomar banho mais rápido, desligar a torneira enquanto escovamos os dentes, os meninos enquanto fazem a barba, ao limpar o quintal ou calçada não deixando com que a água empurre as folhinhas, ao invés disso podemos usar a vassoura, reutilizar a água da chuva, separar o lixo que utilizamos, tais como: plástico, metal, papel, vidro, orgânico (acredito que seria uma dica para universidade, a instalação de lixeiras de coleta seletiva em toda a instituição), reutilizar o papel como rascunho, oferecer carona, entre muitas pequenas atitudes que podemos fazer, para que assim possamos ter mais qualidade de vida.
                Com a correria do dia a dia, a agilidade, a tecnologia e o conforto que temos, será que em algum momento pensamos em nosso planeta?
                Um dia desses chegando em casa, após a faculdade, liguei a TV para me distrair, antes de ir trabalhar, e estava na RedeTV, iniciando um programa chamado “Nestlé com você”. Já na apresentação me chamou atenção, pois a reportagem seria sobre uma empresa de entregas que utiliza bicicletas, ao invés de motocicletas, para realizar o serviço.
                A empresa existe há 2 anos, iniciou com apenas 2 ciclistas e agora conta com 20 colaboradores. A proposta apresentada é simples: agilidade na entrega e fazer bem ao nosso planeta e à sociedade. O diferencial é a rapidez, pois como as bicicletas não ficam presas no trânsito, o risco de atraso é menor e não há emissão de gases poluentes. O lado negativo é que os motoristas não respeitam os ciclistas, tornando-se um risco aos funcionários.
                Acredito que as prefeituras deveriam dar mais atenção a esse meio de transporte alternativo e aos ciclistas, projetando e construindo vias específicas para o tráfego de ciclistas, criando uma campanha para a educação no trânsito e locais apropriados para estacioná-las.
                Pensando nessa ideia, acredito que, com essa ação, possamos nos satisfazer, sem tirar das próximas gerações a capacidade de fazer o mesmo. É um desafio urgente e ético, capaz de gerar pequenos, grandes e bons negócios.    
                                                ( Gabriela Thomé Curti, ADM, Diurno )

2 comentários:

  1. Gabriela, acredito que seria bacana divulgar o nome dessa empresa para que possamos valorizae sua iniciativa. Gostei muito do seu texto! Abraços
    Valéria Vegas - SEDUC Santos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom !
    Acredito que se tratando de cultura e estilo de vida, a velocidade de transformação seja meio lenta. Mas o importante é que o "start" foi dado.
    Parabéns !


    Antonio Marcus Perciavalle

    ResponderExcluir