IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Já parou pra pensar?

O processo reflexivo é um caminho sem volta... ainda bem! Por isso, fico muito feliz em postar mais este texto, da aluna Ludmilla... É a voz e a vez de vocês ! ; ) 
------------------------------------------------------------------- 
          Afinal, o que é ser sustentável? Se formos pensar bem, seria qualquer ato humano que sustentasse uma ideia, um projeto... Mas sustentasse como? Todos os dias, nós vemos e ouvimos mais e mais nas televisões, revistas e jornais que o fim do mundo talvez esteja próximo, que estamos com escassez de recursos naturais (que, por sinal, é a base do nosso planeta, o que “sustenta” todos nós vivos). No que poderíamos mudar, em pequenos gestos e ações, esse futuro que se aproxima? Já paramos pra pensar que as próximas gerações talvez não tenham todos os recursos que temos hoje? E é por causa dessa ideia egoísta de muito de nós de que “Ah! O importante é viver o hoje” que nos deparamos agora com essa necessidade de mudar, e essa mudança pede certa urgência.
         O que eu poderia mudar em mim, nos meus hábitos que ajudasse a “slow down” todo esse problema?
            Parei pra pensar nisso depois de algumas aulas abordando esse assunto até então “chato”, por ser tão repetitivo na faculdade. Mas por que será repetitivo?
          Descobri que, em pequenos atos, todos podemos ajudar. Eu, por exemplo, amo artes, adoro trabalho manual, adoro criar coisas diferentes. Ao invés de comprar, posso começar a fazer e a utilizar recursos reciclados, e eles são muitos, como retalho, plástico, metal... Posso criar o diferente, renovar. Além disso, posso ajudar no trabalho, utilizando as escadas, acendendo somente as luzes necessárias, usando bloco de rascunho para anotações. Em casa posso começar a reaproveitar água da chuva para lavagem de um quintal talvez, tomar um banho mais curto, desligar o computador quando não em uso. Nas ruas, posso não jogar lixo no chão, utilizar bicicleta quando não for tão longe, ou transporte público... posso comprar um lanche e não achar necessário embrulhar com todos aqueles papéis do tipo que já conhecemos...
             Enfim, há mil maneiras de ter atitudes sustentáveis, e o que não falta são meios de comunicação para nos informar isso. Tem gente que pensa “mas essas coisinhas não ajudam em nada...”, mas será que se todos fizessem essas “coisinhas”, não ajudaria em nada? Se pensarmos que, de pouco em pouco, somos hoje em 6,9 bilhões de habitantes no globo terrestre. E aí? Seria quantas vezes menor a quantidade de lixo? Quantas vezes menor a emissão de gases poluentes na atmosfera? Quantas vezes menor o consumo de água? Quantas vezes mais qualidade de vida? Quantas vezes mais arte? E quantas vezes mais uma lista imensa de coisas boas, que dependem apenas dos nossos atos, da nossa criatividade. Já parou pra pensar?
             “Ninguém é melhor do que todos nós juntos”
                                                      ( Ludmilla Monteiro, ADM, Diurno )



Nenhum comentário:

Postar um comentário