IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Procurando alternativas

Estou gostando de ver, hem? As reflexões estão ótimas! Neste texto, a aluna Giselli pondera sobre o que discutimos em classe e abordamos no último post: o quanto pequenas atitudes são indispensáveis na busca pela sustentabilidade. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------
            Cada vez mais recebemos informações sobre a sustentabilidade por meio da televisão, rádio ou revistas. Todos eles têm o mesmo objetivo, passar a informação de que, se não tomarmos atitudes sustentáveis o mais rápido possível, o mundo poderá sofrer mudanças drásticas atingindo a todos os seres vivos.
        Mas, afinal, o que seria sustentabilidade? Segundo o dicionário Priberam, sustentabilidade é “qualidade ou condição do que é sustentável”, logo, sustentável é “que tem condições para se manter ou conservar”. Ou seja, tomar atitudes sustentáveis seria agir de modo que se mantenha e conserve tudo que utilizamos durante o dia a dia.
            A grande questão que muitas pessoas enfrentam é como começar, para isso é necessário observar detalhadamente cada atitude que você tem ao dia, dessa forma poderá descobrir onde e quando tomar atitudes diferentes que deem resultados iguais ou melhores, mas com a diferença de estar melhorando o futuro do planeta.
          Como exemplo de nosso dia a dia, podemos tomar atitudes como quando necessitamos imprimir apostilas, ao invés de utilizar quarenta folhas de sulfite para imprimir as quarenta páginas, podemos utilizar apenas vinte se imprimirmos frente e verso. Além de economizarmos dinheiro, o peso do material vai diminuir, melhorando até o nosso bem-estar. Uma alternativa pela qual várias pessoas optam é utilizar o notebook na aula, assim não é necessário imprimir.
        Depois que começamos a ter atitudes como essas, a sustentabilidade acaba tornando-se algo natural no nosso cotidiano. Se continuarmos agindo da mesma maneira que estamos há diversos anos, a tendência é sempre piorar. Por isso, a melhor opção é sempre que descobrir uma alternativa melhor, compartilhá-la com seus amigos.
          A dificuldade em mudar nossas atitudes visando à sustentabilidade não existe, basta tentar e observar tudo ao nosso redor. Muitas pessoas não conseguem acreditar no mal que fazem jogando um simples papel de bala na rua, mas o problema não está em um, está nos sete bilhões de papéis se cada um resolver fazer o mesmo.
             Isso nos leva a concluir que aprendemos o que é sustentabilidade desde crianças. Mal sabem as mães que, quando nos dizem para cuidar melhor dos nossos brinquedos, pois o próximo presente será só no Natal, estão ensinando sustentabilidade, já que sustentabilidade é aprender a manter e conservar para não deixar acabar... 
                                                              ( Giselli Simões, ADM, Diurno )
---------------------------------------------------------------------------------------------------

As ideias da Giselli nos levam a refletir sobre a mudança do nosso olhar sobre o mundo. Temos que passar a vê-lo com os "óculos da sustentabilidade", como esse interessante vídeo nos conta:



Nenhum comentário:

Postar um comentário