IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Preparativos para nossa Vivência ecológica

      Pois é, pessoal, o tempo chuvoso impediu a realização de nossa Vivência ecológica no sítio Quatinga, no último sábado. Havia muita lama na região, o que dificultaria percorrer a trilha, prejudicando a beleza da vivência e, principalmente, colocando em risco a nossa segurança. Por essa razão, achamos prudente adiá-la, até porque "ser sustentável é ser responsável", não é mesmo ?
       Mas a previsão do tempo para essa semana é bastante favorável, sem previsão de chuvas, e dessa forma, nossa vivência será realizada nesse sábado, dia 12. Vamos rever algumas imagens e informações da região que vivenciaremos?

Sítio Quatinga, na Área Continental de Santos
          Localizado entre a Fazenda Cabuçu e o Mirante do Caetê, com entrada nas proximidades do Km 239 da BR 101-Rio Santos, é uma área de aproximadamente 300 alqueires, englobando mata pluvial de encosta, restinga e manguezal. É uma propriedade privada.

 Técnicos da PMS na trilha ( SETUR, 2011 ) 




Trilha de cerca de 40 minutos a partir da estrada, caminha 2100 metros, chega-se ao trecho do rio que forma a bela cachoeira da Quatinga. (SETUR, 2011)

        A 360 metros da Cachoeira da Quatinga, atravessando o rio com o mesmo nome, encontram-se as ruínas de um possível engenho de cana-de-açúcar. Observam-se 6 colunas largas construídas com pedras do próprio local, conchas e provavelmente óleo de baleia. No centro das colunas, encontram-se um fosso e uma canaleta, levando-nos à hipótese de ter passado ali uma roda d'água. ( Setur, 2011 ) 



Referência bibliográfica
SANTOS, Secretaria de Turismo. Análise do Potencial Ecoturístico do Sítio Quatinga. Santos: Setur, 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário