IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Combustíveis verdes: a energia do futuro


O aluno Thiago, da turma diurna, apresenta-nos, neste post, alternativas de combustíveis sustentáveis. Vamos saber um pouco mais sobre isso ?
---------------------------------------------------------------------------
Falar sobre combustíveis verdes abrange um amplo conhecimento a respeito de combustíveis derivados do petróleo, o porquê de se querer reduzir seu consumo e o que os gases provenientes da sua combustão causam ao meio ambiente. Essa preocupação em reduzir o consumo de combustíveis como a gasolina e o óleo diesel se deve ao fato da combustão desses produtos emitirem gases que, em grande quantidade, são nocivos ao nosso planeta e podem agravar processos naturais, como o Efeito Estufa.
Ao contrário do que grande parte das pessoas pensa, o Efeito Estufa, quando equilibrado, traz efeitos positivos para o nosso planeta, já que favorece a proliferação da vida graças à absorção de grande parte dos raios solares que atingem a superfície terrestre. Mas, em grandes quantidades, ele é capaz de desorganizar toda a natureza, levando à extinção de espécies, ao derretimento de geleiras e a outras alterações climáticas.
Diante de tantos problemas e previsões de que um dia o petróleo será cada vez mais difícil de encontrar, visto que é uma fonte esgotável de recursos, alguns pesquisadores vêm desenvolvendo, cada vez mais, alternativas para a substituição do petróleo por uma fonte limpa que diminua os danos causados à natureza.
Já é fato que existem tecnologias que permitem extrair óleo de alguns grãos e sementes, como o milho e girassol, e adicioná-los como substituição parcial do petróleo. Esse processo químico chamado de transesterificação tem como produto o biocombustível, que apresenta como vantagens ser um ótimo lubrificante e uma fonte limpa e renovável de energia.

Processo de obtenção de biodiesel
Disponível em http://www.tnsustentavel.com.br/biodiesel. Acesso em maio, 2012.

A seguir, um vídeo da Petrobras que mostra todo o processo feito para obtenção de biocombustíveis:


 O etanol feito a partir de cana-de-açúcar também se destaca no cenário de biocombustíveis por sua grande importância socioeconômica no Brasil. O uso do etanol ajuda a reduzir os efeitos do aquecimento global devido à sua combustão ser um pouco mais completa, o que reduz a emissão de poluentes na atmosfera. Além de se produzir álcool, o bagaço da cana e a palha são reaproveitados para a produção de eletricidade, chamada de bioeletricidade, o que gera fontes de renda para toda a população, desde o agricultor até o operário de uma usina, por exemplo.


A tecnologia empregada no etanol foi desenvolvida no Brasil e garante um desenvolvimento social, econômico e sustentável para o país. Sendo assim, foram firmados acordos com os agricultores no que diz respeito à conservação dos solos, da mata e da água da região de cultivo, além da elaboração de projetos sociais como o “Cidades pela Paz”, que realiza ações em prol da cultura da paz nas comunidades. Abaixo, um vídeo que conta um pouco a respeito desse projeto:


Cooperar com o meio ambiente é, acima de tudo, uma questão individual, que muitas  vezes leva a mudanças de hábitos das pessoas. Portanto, se nós tornarmos como hábito em nossas vidas diminuir o consumo de energia elétrica, reduzir e reciclar o lixo, economizar no consumo de água e optar por caronas ou pela bicicleta, estaremos contribuindo para a redução das emissões de gases.
                                                                   ( Thiago de Paula Silva, ADM, manhã )





Nenhum comentário:

Postar um comentário