IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

O mundo "sustentável" do futuro


A aluna Lourrana, mais uma vez, nos oferece um texto muito inteligente e reflexivo... É um texto de ficção, o qual, todavia, muito tem para se tornar real... a não ser que nos tornemos sustentáveis de uma vez por todas!!!
-----------------------------------------------------------------------------------
Antes que leiam, quero deixar claro que é um texto puramente ficcional. Ou seja, não é real e nem precisa ser no futuro. Apenas escrevi um diário de bordo do futuro. 

Dia 2 de Janeiro de 2047
Hoje saí para ir ao mercado, não havia muitos alimentos, apenas os conservados, alguns com a data de validade de meses atrás. E está cada vez mais cara uma garrafa de água. Penso quanto vai estar daqui a meses, pois os governos dizem que a água disponível é pouca, e mesmo com o processo para uso da água salgada, demorará até que esteja pura o bastante para não nos causar mal. A água hoje é uma das coisas mais valiosas que temos. Penso sobre as pessoas que viviam há anos... Por que eles não cuidaram da terra? Por que não reduziram seu consumo de água?  Hoje fazemos isso, mas apenas porque precisamos racionar. Talvez se essa racionalização tivesse começado há anos, não viveríamos assim.

Dia 5 de janeiro de 2047
A camada de poeira e pequenos resíduos está cada vez mais espessa, tive que ir ao trabalho com a máscara de ar, pois não conseguia respirar. Minhas narinas ardiam, uma tosse seca presa na minha garganta. Meus pulmões reclamando do ar que estava mandando para eles. Mesmo com a máscara protetora, o ar ainda estava bem poluído e pobre. No trabalho, tiveram que ligar os limpadores de ar, e mesmo assim continuamos com as máscaras. Quem me dera poder voltar no tempo, e avisar as pessoas das consequências de suas ações. Que podiam evitar meios de transporte tão poluentes, como somos obrigados a fazer hoje. Por decreto, é proibido sair com transportes poluentes nos dias úteis.

Dia 8 de janeiro de 2047
É difícil ver como em poucos dias as coisas mudam. Há uns 2 dias, tive que sair todos os dias com a máscara de ar, quer dizer, a máscara protetora de resíduos, a  de ar está guardada para emergências extremas. Hoje de manhã, antes de sair para o trabalho, estava vendo o jornal. Uma notícia me chamou atenção, além dos terremotos em todos os países da terra, mesmo aqueles que supostamente seriam seguros, as geleiras já derreteram em sua grande maioria, o nível do mar subiu 3 cm. Isso fez com as cidades tivessem que se reorganizar, e tirar as pessoas do litoral.  O mais surpreendente é que isso já tinha sido previsto há alguns anos, e as pessoas não acreditaram e não mudaram seus hábitos.

Dia 10 de janeiro de 2047
O calor está infinitamente forte. A temperatura está muito alta. Mais que o normal para a nossa época. Tive que sair de casa hoje com a roupa térmica.  A maioria das pessoas também, aqueles que resolveram não sair, ficaram em casa com os controladores de temperatura sempre ligados, para amenizar o calor. A nossa camada protetora, a atmosfera, está cada vez mais fina. O calor passa perfeitamente. Imagino o dia em que não conseguiremos mais viver na terra, por causa de sua temperatura. Por enquanto, ainda temos meios de nos proteger. Mas chegará uma hora que nem eles serviram mais.

Dia 13 de janeiro de 2047
Infelizmente a Laica morreu hoje, minha cadela vira-lata, já não estava mais suportando o calor excessivo. A maioria dos animais está em extinção, além de não sobrevirem aos efeitos climáticos, as pessoas estão usando-os como alimento, já que a cada dia os alimentos estão mais escassos. As leis de proteção aos animais não vigoram mais. Vi uma frase na internet que se aplica perfeitamente, “antes a vida deles do que as nossas”, e foi quase isso que falaram quando essa lei foi retirada. Não concordo com isso, mas, como dizem, antes a vida deles do que as nossas.

Dia 15 de janeiro de 2047
Hoje foi complicado para fazer minha higiene pessoal. Somos instruídos pelos órgãos governamentais a usar vapor de 15 ml de água para o banho, e essas necessidades. Mas eu não tinha nem os meus 15 ml, tive q usar o vapor de 8 ml. Mas é melhor do que nada.  Andei lendo em umas revistas antigas, que o banho antigamente usava quase 47 litros de água em 5 min. de banho com intervalos do chuveiro desligado. Gostaria de poder tomar um banho desses, devia ser revigorante.

Dia 22 de janeiro de 2047
Meu pedido de mudança para a base espacial foi aceita. Logo me mudarei para a base espacial do Brasil. Todos os países estão mudando aos poucos os moradores para essas bases, que são verdadeiras cidade. Segundo o que ouvi falar, assim que a maior parte da população terrestre estiver fora da terra começará um programa intenso de revitalização do planeta. Algumas pessoas designadas para isso ficarão na terra para fazer o tratamento da mesma. Os animais que ainda estiverem vivos também ficarão na terra, para a reprodução.  Em menos de uma semana, finalmente, sairei da terra.  Quem sabe quando a terra estiver recuperada, voltaremos e cuidaremos dela como devia ter sido feito desde o início.

                                          ( Lourrana Lima, ADM, diurno )

Nenhum comentário:

Postar um comentário