IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Uma segunda chance

Leiam outro texto escrito por um de seus colegas de curso, também da turma do Diurno. Reflitam, inspirem-se, comentem... Estou gostando de ver!!! ; )

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito.
Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, 
portanto, hoje é o dia certo
para amar, acreditar, fazer e principalmente viver." 
(Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama)


      “Sustentável” tem origem no latim sustentare (sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar, cuidar). Esse termo é utilizado pela ONU desde 1979 para alertar o mundo inteiro sobre os efeitos do uso descontrolado e incorreto dos recursos naturais pelo homem.
Pois bem, os governantes não deram muita atenção para o alerta que a Organização das Nações Unidas faziam desde o século passado, abusando das riquezas de seus países sem ao menos conscientizar a população dos efeitos futuros que aqueles atos causariam.
Agora passadas pouco mais de 3 décadas, a humanidade sofre com os efeitos do aquecimento global. Terremotos, furacões, tsunamis, vulcões voltando à atividade, estações que antes eram bem definidas e hoje já não se pode dizer se estamos no inverno ou no verão... Tudo isso é resultado do que fizemos lá atrás. 
O caso é que a população mundial, não só os brasileiros, tem o péssimo hábito de deixar os problemas para a última hora.
O carro elétrico, por exemplo, existe desde 1830. Em 1920, praticamente todos os táxis de Nova Iorque eram movidos a bateria juntamente com os bondes das cidades que também eram elétricos. Mas, por um jogo muito forte de interesses dos barões do petróleo, os carros elétricos foram banidos, e, vejam que engraçado, em pleno ano de 2012, a área em que as montadoras mais investem em pesquisas de desenvolvimento é a de carros movidos a eletricidade.
Mas nem tudo é de todo mal, o homem hoje percebeu que sem o meio ambiente e seus recursos ele não existiria. Novas tecnologias sustentáveis estão sendo desenvolvidas, a população mundial está sendo conscientizada para repensar seus hábitos e modos de vida, governos ao redor de todo o planeta desenvolvem programas e leis de preservação do meio ambiente, empresas se comprometem com o reflorestamento e atividades socioambientais. Nunca no mundo inteiro, houve tanta movimentação e preocupação com a questão ambiental.
O hábito de sustentar e preservar a natureza nada mais é do que sustentar e preservar nosso próprio lar. Vamos cuidar da nossa casa. Sustentabilidade não está só em grandes projetos de reflorestamento e pesquisas científicas bilionárias. Sustentabilidade também é não jogar papel de bala na estrada, dar o destino certo para o lixo, ser consciente no uso da água, entre muitas outras atitudes.
ATITUDE: essa é a palavra que melhor se encaixa ao termo sustentabilidade, um ato isolado dificilmente vai fazer a diferença, mas se cada um dos 7 bilhões de pessoas ao redor do globo adotar esta atitude de se conscientizar, meus amigos, com certeza o mundo pode ser um lugar muito melhor para se viver.
(Diego Salomão Schleetz, ADM, Diurno)


Nenhum comentário:

Postar um comentário