IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cultura sustentável

Este texto, escrito pelo aluno Artur Meireles, aborda um aspecto bastante interessante da reflexão sobre sustentabilidade, integrando-a à cultura e à arte. Vale muito a pena ler! Aproveitem também para assistir ao vídeo e visitar o site sugerido. 
-------------------------------------------------------------------------------------------
         Não se pode falar em sustentabilidade sem pensar em cultura.
        Muito se fala sobre preservar, reciclar, não poluir, consumir de forma consciente e outras atitudes em prol do nosso planeta, mas a realidade tem sido outra. Infelizmente, ainda vivemos numa sociedade inconsequente e ligeiramente alienada pelas praticidades do mundo moderno.
       Quantas pessoas têm o hábito de buscar algum lançamento de filme que não esteja em cartaz nos grandes cinemas, um livro que não tenha virado filme ou um disco que não toque nas rádios ou na “balada”? Poucas, pouquíssimas!
      Você se pergunta: “Aonde ele está querendo chegar?”. Uma população ignorante (não estou falando sobre grau de escolaridade) nunca será uma população consciente.
        Desde 2006, em Itumbiara, cidade do interior de Goiás, nasceu o Timbalata, um projeto socioeducativo com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a melhorar sua realidade social. Os professores de percussão juntamente com as crianças transformam sucata (latas de tinta, tambores, baldes e diversos outros materiais) em instrumentos de percussão. Ao mesmo tempo em que se reaproveita o material - sem valor - em algo tão importante para o trabalho com as crianças, geralmente de áreas pobres e marginalizadas, as inclui como parte ativa do movimento sustentável e cultural, com apresentações artísticas em diversos estados, apresentando seus números musicais, utilizando apenas os instrumentos feitos por eles mesmos com material reciclado.
        Outro grande exemplo é o músico multi-instrumentista, compositor, artista plástico, luthier e artista educador Fernando Sardo, que, desde 1989, ministra oficinas de música e luteria (arte de construir instrumentos musicais), visando à democratização da cultura e da educação.  Desde 1980, construiu mais de 100 instrumentos musicais com matérias-primas alternativas e esculturas sonoras e vem ensinando a jovens de todas as classes sociais a arte da construção de instrumentos “politicamente corretos”. Essa pesquisa caracteriza as suas composições musicais que contêm uma grande variedade de timbres e sonoridades. Dentro de seu vasto acervo de instrumentos sustentáveis, destacam-se aqueles feitos com papel, metais, materiais orgânicos e plásticos.
            O trabalho de Fernando Sardo é muito bem apresentado em seu website (http://www.fernandosardo.com.br) e também no vídeo Musicagen.

   
        Musicagen é um documentário que apresenta um tipo de arte que os autores classificam como música de invenção, em que se tenta fazer uma espécie de contraponto entre a música de Sardo, inclassificável, e a música "oficial", representada, por exemplo, por dois maestros - Daniel Misiuk e Júlio Medaglia, ambos demonstrando certo ar de “indigestão” sobre a música experimental de Fernando Sardo e seus instrumentos alternativos. Esse tipo de reação demonstra muito bem como a maioria das pessoas ainda são avessas às novas possibilidades, sejam elas culturais, tecnológicas, alimentícias, etc. (Ou vai me dizer que você nunca ouviu nenhum questionamento sobre a qualidade de algum produto reaproveitado ou reciclado?).
           Portanto, os maestros refletem com perfeição a maioria das pessoas de personalidade conservadora. A maioria das coisas novas causa uma sensação de desconforto e, na sustentabilidade, não é diferente, pois reflete mudança de hábitos.
     Se você não for uma pessoa sustentável, não será capaz de colaborar com a sustentabilidade do mundo, então, comece dentro de você, depois dentro da sua casa, para, a partir daí, entrar na causa global. Busque culturas alternativas, saia do óbvio, fuja da zona de conforto! Dê bons exemplos antes de cobrar boas ações dos outros. O planeta agradece.

Fontes: PETI Itumbiara (http://petiitumbiara-go.blogspot.com)
            Fernando Sardo (http://www.fernandosardo.com.br)
            Documentário Musicagen – 2008 - Edu Felistoque e Nereu Cerdeira
( Escrito por Artur Meireles, ADM, Diurno )

Nenhum comentário:

Postar um comentário