IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Caneca para todos

   O texto da aluna Raquel Fernandes discute a proposta de não mais usar os copos descartáveis... Vamos ler para conhecer sua opinião? 
-------------------------------------------------------------------------------        
           Atualmente o que mais se fala é sobre a tal da sustentabilidade, mas será que alguém sabe ao certo o que é isso? A sustentabilidade nada mais é do que a tentativa de melhorar o nosso planeta. Toda e qualquer postura que enxerga soluções constantes e a longo prazo podemos chamar de Atitude Sustentável.
          Obviamente, a preocupação na adoção de medidas sustentáveis é imediata e reflete diretamente em todo o futuro da humanidade. Um bom exemplo hoje a ser usado são os copos descartáveis que geram grande quantidade de lixo, que, poucas vezes, é reciclável, pois o custo é muito alto.
          É muito cômodo. Você saca um copinho e bebe água, depois volta, pega outro, e toma um cafezinho e assim vai o dia todo, e, além de você, há os seus colegas de trabalho que repetem o mesmo ato. Imagina quantos copinhos são usados diariamente no seu trabalho, nos colégios, entre todos os outros lugares.         
          O melhor a ser feito é reduzir ao máximo o uso dos copinhos descartáveis. Com isso, algumas empresas resolveram estabelecer uma meta de cortar o uso de copos descartáveis, incentivando os seus funcionários e alunos a usarem suas próprias canecas, e outras organizações até presentearam seus colaboradores, como no caso da Escola Anglo Sorocaba.
           Lembremos que esse tipo de corte beneficia a natureza de forma brusca, pois cada copo plástico utilizado demora cerca de 100 anos para se decompor na natureza.
          Vamos agradecer ao corte dos copinhos por um outro motivo ainda! Eles também são prejudiciais a nossa saúde! Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), em conjunto com a Fapesb e o CNPq, os copinhos, ao terem contato com bebidas quentes, liberam, em quantidades maiores que a recomendada pelo Ministério da Saúde, o poliestireno, uma substância nociva ao organismo.
          Dessa maneira, os governos deveriam dar mais atenção a esse tipo de alternativa, fazendo propaganda para conscientizar as empresas, escolas e todos os órgãos públicos para que haja mais colaboração, tentando assim  diminuir um dos malefícios dos dias atuais.

                                                 

                              ( Raquel Fernandes, ADM, noturno )

Nenhum comentário:

Postar um comentário