IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Transporte público no Guarujá

Mais um post da turma de ADM ! Este é do Fábio Pagetti, que nos leva a refletir sobre os problemas advindos da falta de um transporte público de qualidade. Conheça as ideias dele...
------------------------------------------------------------------------
           Moro na cidade de Guarujá e tenho problema com transporte público há muito tempo. Sofremos com tarifas absurdas, grande tempo de espera e com o desconforto durante a viagem. Pagamos dois reais e oitenta centavos para fazer qualquer viagem no município, não importando se você vai até a esquina ou até um pouco mais longe, e temos que aceitar isso, pois é a única opção de transporte, não temos concorrência e nenhum outro tipo de transporte mais econômico ou confortável.
           Esse monopólio é extremamente prejudicial para quem depende dele pra tudo, como eu. Temos que ficar meia hora no ponto para se locomover de um bairro para o outro, sendo que, se você for a pé, é mais rápido. Porém, nem todo mundo tem pernas e disposição para isso. Acho isso um absurdo, ainda mais em uma cidade pequena como o Guarujá.
              Além de depender do transporte no Guarujá, utilizo também em Santos para estudar. Porém, em Santos é tudo maior, e mesmo assim, vejo a situação muito melhor do que no Guarujá. Cada vez mais linhas em circulação, opção de um transporte mais confortável como o ônibus seletivo, e mais rápido. Agora, estão modernizando a cidade com novos modelos de ônibus, com ar condicionado e Wi-Fi, então o dinheiro parece ser bem gasto.
              O problema do Guarujá poderia ser resolvido facilmente, cobrando melhorias da empresa Translitoral, ou então criando uma concorrência, que iria consequentemente gerar melhorias e agilidade no transporte da população. Para quem não utiliza desse transporte, está tudo lindo e maravilhoso, pois não sabe o que passamos. E quando vamos às ruas reivindicar melhorias, somos taxados como vândalos e vagabundos por muita gente que não sabe o que realmente acontece.
               Estamos muito perto da copa e infelizmente vamos passar vergonha diante do resto do mundo, pois o transporte é só um dos inúmeros problemas que temos no país. Está na hora de começarmos a nos movimentar para mudar isso, sair dessa zona de conforto e reivindicar uma vida melhor!

                                  ( Fábio Pagetti, ADM, noturno )


Nenhum comentário:

Postar um comentário