IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sustentabilidade ambiental?


Como bem disse ontem a ambientalista e educadora Marina Silva, em sua conferência na cerimônia de premiação do Concurso Santander de Práticas de Educação para a Sustentabilidade, a consciência sustentável estende-se à esfera ética e política. Assim, neste post, o aluno Marcones, da turma de Administração, discute estes aspectos, que são de extrema relevância no que diz respeito à preocupação socioambiental. Vale muito a pena ler! 
 -------------------------------------------------------------------------------------------
            A sustentabilidade já é, há alguns anos, um assunto em pauta em todas as redes de comunicação em todo o mundo, porém, falam muito e fazem pouco. É verdadeiramente uma batalha desleal quando confrontamos essa questão ambiental com interesses políticos e econômicos das grandes nações que regem esse mundo, que somente “pensam” em sustentabilidade, mas querem mesmo é o poder  e causar guerras e sustentá-las... Aí sim!, o verbo sustentar faz sentido. Todos nós sabemos o quanto é lucrativo sustentar uma guerra, em que famílias inteiras são dizimadas, e por trás de tudo isso, existe uma indústria bélica que enriquece e sustenta a economia de um país.
            É, caro amigo, embora a vida no planeta esteja em xeque, não nos assusta mais, temos a certeza do fato. Mas, como é um processo gradativo, somos egoístas a ponto de não pensarmos em nossas gerações futuras. O pior de tudo é que não se trata de probabilidades, e sim de uma triste realidade. Mas, mesmo assim, continuamos rindo. Rindo de tudo e com tudo, principalmente nós, brasileiros, que somos apaixonados por futebol, novelas, praia, cervejas e tantas outras coisas que nos atraem facilmente.
            Ah! Estava-me esquecendo! Fingimos que gostamos e entendemos de política, e que não apoiamos a corrupção, mas eu acho que apoiamos. Sabe por quê?  Porque somos induzidos a esquecer... sabe aonde quero chegar? A 2014, fevereiro! Carnaval, muita festa, o país ainda de ressaca, o que vem? A copa! Imagina se o Brasil ganha! E depois? Eleições presidenciais! Depois? Propaganda na tv, e algum idiota titulado e cheio de autoridade fala “Boa noite, caro eleitor, peço licença para entrar em seu lar para lhe pedir um favor. Amanhã, nosso país traçará um novo  rumo, um novo horizonte, vote consciente”. Falou bonito, não foi? O problema é votar consciente depois de tanta farra... Acho que respondi por que esquecemos a corrupção e em quem votamos, depois falam que isso não é manipulação, daí vem sua pergunta: mas, o assunto não é sustentabilidade ambiental? Sim. É, me empolguei! Só queria falar um pouco da política “sustentável”...será que existe? Acho impossível.
           Voltando à sustentabilidade ambiental diante de tantos pontos críticos entre eles, a falta d’água no planeta, em poucos anos começaremos a racionalizá-la. Esteja preparado pra isso: aquecimento global, o degelo da calota polar em ritmo acelerado que tem hoje a sua menor extensão desde os últimos 33 anos, desmatamento, enfim, é realmente preocupante nosso futuro e daqueles que estão por vir.
            Investir em algo sustentável seria de vital importância, principalmente no momento crítico que vivemos , quando falo em investimento , falo de algo grande! De valores significativos e da proporção de sua importância. Por exemplo, eu particularmente não entendo que a NASA, agência espacial americana, receba mais de 1 bilhão de dólares em investimento para explorar o espaço em buscas de respostas, sem ao menos se perguntarem o porquê de tanta fome , miséria e desigualdade sem precedentes.
            Definitivamente, a sustentabilidade é importante, devemos fazer a nossa parte para deixar para aqueles que amamos um mundo melhor para se viver. Mas será que devemos nos preocupar só com as questões ambientais propriamente ditas ? Vamos imaginar grandes mudanças: diminuição do efeito estufa, baixa do aquecimento global, consequentemente  o não degelo das calotas polares, mas sem nos esquecermos das pessoas, esquecermos de nós mesmos , que cada dia mais somos menos humanos no trânsito, passamos mais tempo fora de casa e quando chegamos nem oferecemos carinho nem recebemos, porque estamos preocupados com o dia seguinte. Às vezes, não pensamos nem ao menos em nós, imagina em um planeta sustentável. É impossível querer um mundo melhor se não mudarmos antes de tudo. Caso isso não aconteça, até poderemos ter um planeta melhor, mas corremos o risco de não ter ninguém para habitá-lo.

                                                              ( Marcones Bezerra, ADM, noturno )    

25 comentários:

  1. Gostei muito do texto , interessante e crítico , parabéns !!

    Marta Suely.

    ResponderExcluir
  2. Cara, que orgulho de você ao ler esse texto. Parabens!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns....muito bom,
    vamos tentar consientizar as pessoas ao nosso redor e quem sabe os nossos governantes que só pensam em própria causa.
    mais uma vez parabéns....

    ResponderExcluir
  4. marcia 23 de outubro 23:55
    parabéns pelo exelente aluno que você é e continui sempre assim!

    ResponderExcluir
  5. ótimo texto....parabéns,te dimiro muito!

    ResponderExcluir
  6. cara você é um cara muito inteligente, parabéns...

    ResponderExcluir
  7. muito bom!parabéns,continue assim...

    ResponderExcluir
  8. Que menino sabido, muito bem!

    ResponderExcluir
  9. você é um exemplo de pessoa, parabéns...

    ResponderExcluir
  10. Seu texto fez jus ao nome do Blog , muito bom !Escreva mais...

    Márcio Ribeiro

    ResponderExcluir
  11. Ricardo Melo
    Muito bom esse texto, espero que sirva para mais estudantes
    em suas pesquisas levando mais conhecimento em relacão a sustentabilidade,para que futuramente possamos perceber que
    estamos em um pais sustentavél.

    parabéns!!

    ResponderExcluir
  12. Você me surpreendeu , não sabia que gostasse de escrever...Ótimo !!

    Paulo Oliveira

    ResponderExcluir
  13. o texto foi muito bem feito...vamos pratica-lo...muito bom!ótimo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. gostei muito do texto, mas o mais importante é coloca-lo em pratica,vamos se concientizar pesssoal!

    ResponderExcluir
  15. ACHEI MUITO BOM , GOSTEI DE COMO FOI DESENVOLVIDO ! IREI RECOMENDAR SUA LEITURA..

    EDILSON DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Marcones , você conseguiu expressar no texto o pensamento de muitos !

    Cleyton Miranda

    ResponderExcluir
  17. Surpreendente! Cara, tenho certeza que ainda tem muita ideia e criatividade para compartilhar conosco.

    Parabéns!

    Paulo Reis Pereira

    ResponderExcluir
  18. Você foi muito feliz ao escrever esse texto , perfeito.ficou excelente.

    W.Dias

    ResponderExcluir
  19. Foi muito legal como você trabalhou o assunto sustentabilidade e ao mesmo tempo conseguiu inserir sua crítica..Gostei do que li

    Raimundo Gomes

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Marcones!
    Vamos conscientizar os nossos governantes!

    ResponderExcluir
  21. Muito bom seu texto , nos faz refletir sobre vários aspectos negativos da nossa sociedade ,entre eles a nossa política...

    Diógenes Conrado.

    ResponderExcluir
  22. Boa visão crítica apresentada , vc irá escrever mais Marcones ?? Adorei , ficou muito Bom!!

    Andressa Lima.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado por compartilhar suas ideias.

    Aline Soares

    ResponderExcluir
  24. Nunca duvidei da sua capacidade, só não tinha idéia do seu potencial para escrita e criticas. Muito bom trabalho. Parabéns.

    Silvia Quiqueto

    ResponderExcluir