IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

sábado, 6 de outubro de 2012

A Terra da Eterna Juventude

Este post é do aluno Heliakon, que inaugura a participação da turma de Ciências Contábeis no nosso blog! O futuro contador nos apresenta reflexões sobre sua cidade natal, Peruíbe.  
------------------------------------------------------------------------------------------------------
O texto publicado neste blog faz referência a um poema que escrevi no ano de 2010, no aniversário de 51 anos de minha cidade, Peruíbe, que, pra quem não conhece, se localiza no litoral sul do Estado de São Paulo e é o último município da Baixada Santista, se situando entre Itanhaém e Itariri. Fiz o possível para retratar bem as maravilhas e belezas presentes em nossos mais encantadores bairros e pontos turísticos e, ao mesmo tempo, relatar aos leitores o quão bom é este lugar, apesar de qualquer falha perante as estruturas sociais ou tecnológicas.

Questionando alguns amigos, vejo que os próprios habitantes possuem uma visão distorcida de minha cidade, Peruíbe, já que consideram este pequeno lugar, distante das grandes conquistas tecnológicas de nossa nação, enfatizando a necessidade de partir daqui em busca de melhores oportunidades na vida. Pois bem, Peruíbe realmente ainda está em evolução, contudo sua natureza, sua paisagem, seus encantos atraem jovens e aposentados que prezam a tranquilidade e qualidade de vida, coisas que aqui não faltam.
Juntando todas as informações e perambulando por ruas e pontos históricos deste lugar, avistei belas imagens, como o morro do Guaraú, local muito visitado, onde fica a chamada “morada do gigante”, uma gigantesca pedra que deu origem às mais vastas lendas, desde extraterrestres até mesmo espíritos que vagam pelas matas da Juréia. Lembrei-me, portanto que Peruíbe contém um caminho direto para uma maravilhosa cachoeira, que não muito por acaso se chama “Paraíso”, curiosamente pertencente ao município de Iguape, o qual, porém, não possui uma passagem direta para este encanto natural.
Pois bem, caminhando em direção ao outro extremo da cidade, encontramos a lenda do Padre Voador, o Abarebebê em língua indígena, que durante anos catequizou e defendeu os povos nativos da região. Somando todos os recursos concedidos a mim por este lugar, desenvolvi, retirando cada palavra do fundo do meu coração, o poema abaixo:

Um lugar chamado Peruíbe

Peruíbe é uma cidade litorânea
Seus segredos vão além do céu e do mar
Seus desejos se espelham em montanhas
Onde vemos o pôr-do-sol se realizar

Um sonho em imagens vivas
Com mistérios em cada olhar
Do Abarebebê, às Ruínas
Onde vimos um Padre a voar

No morro, o caminho para o Guaraú
A única passagem para o Paraíso
Uma trilha e a imagem do céu azul
O brilho que nos traz o sorriso

Os segredos de um gigante e seu esplendor
Os mistérios únicos desta cidade
Uma vida que é vivida com amor
Um lugar onde se vive com prosperidade

A Juréia e sua natureza pura
Uma terra de encantos mil
Uma pequena cidade que urra
A alegria de viver no melhor lugar do Brasil!

 Cachoeira do Paraíso

 Guaraú

Praia do Costão
Fonte das fotos: www.peruibe.sp.gov.br, em TURISMO.

P.S.: Seria interessante destacar que o título escolhido para fazer referência à Peruíbe nada mais é que o slogan da minha cidade, que tem orgulho de manter a fama de conservar sua melhor idade na eterna alegria de viver bem, com qualidade de vida e feliz! Por isso, é a "terra da eterna juventude".

                                               ( Heliakon Zanelatto, Ciências Contábeis )

2 comentários:

  1. Heliakon, tem certeza que será um contador, ou um contador de histórias e poemas?
    Parabéns pelo poema tão bonito sobre sua cidade, que fiquei conhecendo por meio do que você escreveu.
    Faça um favor, não pare de escrever ok?
    Rita.

    ResponderExcluir
  2. Oi, boa tarde.
    Obrigado pelo comentário, acredite, não há nada que eu goste mais de fazer do que escrever, que, aliás, é a parte mais divertida do meu dia como auxiliar fiscal na contabilidade em que trabalho; é claro! Além de escrever nas horas vagas por diversão, caminhar no mundo da imaginação e criar rumos fictícios que me agradam.

    agradeço;
    Heliakon Zanelatto

    ResponderExcluir