IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A Tecnologia e o Futuro

Mais uma vez, a aluna Monique de Lima nos traz um texto com boas reflexões... Dessa vez, ela levanta questões sobre o futuro e a tecnologia. Que avanços teremos? Serão avanços? Leia o post dela e tire suas próprias conclusões. Deixe seu comentário também.
---------------------------------------------------------------------
            Após uma aula de português em que a professora leu o texto A chave do trânsito”, do autor Matthew Shirts, que fala sobre carros inteligentes, fiquei a pensar sobre como seria a tecnologia no futuro. Nos dias de hoje, para nós, ela já é avançada, com telefone que tira e manda foto em tempo real, troca de mensagens com pessoas a quilômetros de distância, poder falar e ver uma pessoa que está do outro lado do planeta... Só de pensar que há algum tempo não existiam nem telefone, nem fotografia e muito menos computador, podemos então imaginar como seria o futuro.
            Quem nunca se imaginou no futuro? Como vemos em filmes, robôs com gigantes, naves espaciais, monstros tecnológicos. Será que no futuro isso realmente poderá acontecer?
            Logo me veio uma ideia meio maluca... Imagine como seria se uma pessoa programasse seu carro para ir de uma cidade para outra, e, se por ventura, essa pessoa adormecesse o carro se dirigiria sozinho até o destino indicado, evitando assim tantos acidentes com pessoas que adormecem ao volante. Como seria bárbaro dormir em um lugar e acordar em outro e o melhor sem fazer esforço, afinal o carro já estaria programado. Já pensou? Carros que viram robôs, que possam ser dobrados para serem guardados, evitariam trânsito, roubos e furtos.
            E uma bicicleta voadora, seria sensacional, precisaria apenas de umas boas pedaladas e a bicicleta levantaria voo, como no filme ET, seria perfeito, não poluiria o meio ambiente, chegaria mais rápido, e fugiria do trânsito louco das grandes metrópoles.
            Como seria maravilhoso se, além de carros e bicicletas, os eletrodomésticos também fossem mais eficientes, modernos e inteligentes, como se agissem por vontade própria como se tivesse vida, como os da família Jetson do desenho animado.
            Já pensou deixar alguma coisa cair no chão, logo vêm o rodo e o pano de chão para limpar toda a sujeira.
            Quanta tecnologia, carros e bicicletas voadores, eletrodomésticos e robôs pra realizar qualquer tipo de tarefa.
            Imagine só como seria o máximo, acordar programar todos seus eletrodomésticos e o seu robô secretária do lar, e ir trabalhar com seu carro voador, dobrável, fácil de guardar, nem precisaria estacionar, fazer baliza, aquela coisa toda.
            E ao voltar pra casa? Roupa lavada, comida pronta, casa limpa e arrumada, crianças de banho tomado e lição para casa terminada, nossa que sonho de consumo.
            Quantos de nós já não imaginamos isso? Esse futuro pode estar longe, mas não é impossível.
            Quantos medicamentos e tratamentos já foram e podem ser descobertos? Quantas vidas já foram salvas por mecanismos tecnológicos que substituem órgãos por certo tempo,e, quem sabe, esses órgãos possam se tornar permanentes salvando muito mais vidas.
             E a educação chegando cada vez mais longe, atingindo lugares que antes não seria possível, graças à educação a distancia e à inclusão digital.
            E o futuro como será? Com a tecnologia se renovando a cada milésimo de segundo, quantas descobertas ainda serão feitas? Como isso poderá ajudar a humanidade?
            Eu torço e acredito para que tudo dê certo nesse maravilhoso futuro, desejo que realmente seja melhor que hoje. Que a humanidade pare, pense e reflita e que tome como ponto de partida tudo que possa realmente melhorar e ajudar o ser humano, com paz no trânsito, sem tanta fome e pobreza, tanta violência, todos podendo trabalhar e estudar para garantir o pão de cada dia.

“Se o futuro a Deus pertence, com uma ajudinha da tecnologia e do homem, que possa ser bem melhor.”
                                                                           ( Monique de Lima Costa, ADM )

Acesse e leia o texto que Monique menciona: "A chave do trânsito

Um comentário:

  1. Puxa Monique, que texto gostoso de ler...continue escrevendo e compartilhando suas ideias...o planeta agradece e eu também.

    Rita.

    ResponderExcluir