IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A educação no Brasil não acompanhou o desenvolvimento do mundo

Este post do Tiago, da turma de Contábeis, nos faz refletir sobre o currículo educacional no Brasil. Saiba o que ele defende, lendo suas ideias... 
-------------------------------------------------------------------
                Quando estava na escola, desde o ensino fundamental, me perguntava por que tenho que aprender certas disciplinas na escola, no que vai me auxiliar no dia a dia. Com o tempo, depois que terminei o ensino médio, vi que certas matérias eram inúteis, não me ajudavam em nada na minha vida pessoal e profissional. Vivendo e trabalhando, comecei a sentir falta de certos conhecimentos para encarar o dia a dia. Por exemplo, não tinha conhecimento nenhum de finanças, o que, a meu ver, é essencial para saber lidar com o dinheiro que você ganha durante sua vida para conquistar seus sonhos e objetivos.
                Durante um período, fiquei ruim e fui ao médico saber o que tinha e descobri que estava com anemia. O médico me recomendou ter uma alimentação mais equilibrada, principalmente rica em ferro, e praticar exercícios regularmente. Depois desse dia, comecei a deixar meus pratos mais coloridos e procurar um esporte de que eu goste, sempre tem um que você gosta!
                Comecei a fazer musculação e vi que, para ter um bom resultado, você tem que saber o que come e o que aquele alimento terá de efeito no seu organismo. Isso despertou minha curiosidade em conhecer melhor os alimentos que eu comia para conhecer qual a função teria no meu organismo, ou seja, vi que o assunto que precisaria pesquisar era nutrição. Lendo sobre nutrição, vi que esse assunto deveria ter uma importância maior na escola, pois, pelo menos quando eu estudei, não tinha essa importância. Por exemplo, nos intervalos, poderiam ensinar, na prática, a consequência de más escolhas alimentares no nosso corpo, na nossa aparência. Hoje em dia, na faculdade, na hora do intervalo, vejo a maioria das pessoas se alimentando de forma errada, umas porque querem, outras por não terem conhecimento ou o hábito de comer comida saudável.
                Como cidadão e consumidor, senti falta de não ter aprendido Direito (básico), pois vi que o Direito  Civil, Direito do Consumidor  e Direito do Trabalho são de conhecimento essenciais para qualquer um. Quando nascemos, adquirimos vários direitos que não sabemos, por não termos informação. Por exemplo, o Direito do Consumidor é um conhecimento que temos que ter, porque, querendo ou não, todos iremos consumir algo, assim seremos consumidores bem informados; por exemplo, caso haja algum problema com um produto comprado ou se queira devolver, saberemos como agir.                
               Assim, tudo que escrevi foi para dizer que o sistema de educação atual não acompanhou as mudanças do mundo e vem formando pessoas não preparadas. Portanto, conhecimentos básicos de Direito, Finanças e Nutrição são essenciais para vivermos melhor.
                                                             ( Tiago Lorenz, Ciências Contábeis )

2 comentários:

  1. Boa Tiago, compartilho do mesmo sentimento que você, referente a educação, mas acho que o texto poderia ser mais objetivo e mais claro.

    ResponderExcluir
  2. Realmente se houvesse uma educação desse nível nas nossas escolas publicas o nosso país pudesse ser muito melhor. Adorei o texto e tenho a mesma opinião.

    ResponderExcluir