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domingo, 25 de novembro de 2012

Um mundo sustentável

Neste post, o aluno Diego, de ADM, discute alguns pontos interessantes sobre o possível "desperdício" que se tem com o material escolar... Vamos conhecer as ideias dele ? Leia e deixe seu comentário.
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         O que seria um mundo sustentável? Seria a prática de reutilizar, reciclar e economizar? Vamos imaginar o quanto de embalagens e produtos todos consumimos em um dia, um mês e um ano. Realmente é incontável o número de embalagens, papéis, plásticos entre outros, que podemos consumir em um dia.

           Aprofundando-nos na sustentabilidade no ensino de nosso país, vemos que todo o ano tem a volta às aulas e um grande fluxo de alunos entrando e saindo dos ensinos fundamental e médio... Imaginemos quantos quilos de cadernos, folha de fichários, papel sulfite, entre outros, são comprados para utilização no decorrer do ano letivo. Ao final do ano, quantas pessoas arquivam em suas casas tudo que usaram no ano para poder fazer consultas, ou mesmo lembrarem-se de tudo que aprendeu? Menos de 15% da população de estudantes fazem isto, quando acaba o ano, acredito que a primeira coisa de que se livram é dos cadernos, apostilas, fichários, enfim, quando quilos de papel são jogados fora de maneiras inadequadas para o meio ambiente?
          Grandes instituições de ensino como universidades, faculdades e algumas instituições públicas adotam o sistema de “Portal do Aluno” em que os estudantes que possuem computador em suas casas podem ter a matéria dada no dia, ou da próxima aula, sem ter que imprimir. 
       Este método de ensino passa a ser ecologicamente sustentável por descartar a opção de utilizar o papel. Mas e para os alunos que não possuem computador em suas casas? Como teriam ao acesso a informações de suas matérias? 
         Hoje, quantos tipos variados de tecnologias possuímos ao nosso redor? Caso as instituições de ensino e o governo disponibilizassem equipamentos eletrônicos em sala de aulas como ipads, notebooks, computadores em cada sala de aula, para cada aluno, haveria uma grande redução de lixo a cada ano, fora que grande parte da população que não tem condições financeiras para adquirir equipamentos eletrônicos, obteria o conhecimento de como manipulá-los, servindo também para seu currículo ao procurar empregos. 
          É importante dizer que, com um manuseio adequado de cada indivíduo na utilização do equipamento eletrônico, o equipamento poderá ter uma vida útil de mais de 5 anos, não gerando um grande lixo eletrônico, o que poderia também causar males ao meio ambiente. 
           Caso este sistema seja implementado por todas as instituições de ensino público e privado, teríamos grandes benefícios para a sociedade como investimento pessoal e profissional, alto nível de redução de lixos e desmatamento das florestas, preservando o meio ambiente, e ainda poderia diminuir a porcentagem de pessoas sem estudo. 

( Diego Loscheck, ADM )

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