IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

sábado, 3 de novembro de 2012

Língua Portuguesa X força de vontade


A aluna Barbara Carolina nos convida a refletir sobre os desafios pelos quais passamos na vida e como os enfrentamos... Como ela mesmo diz: o que fará a diferença será a nossa  força de vontade! Ela ainda ressalta o valor de querer sempre aprender... 
--------------------------------------------------------------------------------------- 
         Como todos nós sabemos, a língua portuguesa não é nada fácil, já ouvi falar inclusive que é uma das línguas mais difíceis para aprender. É muito rica de detalhes, regras, e isso às vezes dificulta muito. Mas a minha ideia de escrever esse texto é porque estamos estudando uma matéria muito interessante esse semestre que fala sobre a leitura, como fazer uma boa leitura, organização textual, com o uso dos sinais de pontuação (pontos, vírgulas, reticências, ponto de interrogação e exclamação, dois pontos, etc) e temos uma colega de classe que é surda e é um exemplo de superação. Ela se sai muito bem nas aulas e escreve como se ouvisse todas as dicas e explicações dadas pela professora.
           Com o passar dos anos algumas coisas mudam e as regras não são mais as mesmas, e temos que aprender a nos adaptar com as novidades. Agora pense se o novo acordo ortográfico foi difícil para você se adaptar, imagina para uma pessoa que é surda. Mas a força de vontade é individual e é algo que não podemos jamais deixar de lado, pois quando você pensa que tudo está para acabar, dar errado, é da sua força de vontade que vem o sucesso.
            O pouco que sei da Libras (comunicação usada pelos deficiente auditivos e surdos), é bem diferente do nosso dia a dia falando português e escrevendo, o grau de dificuldade para que eles aprendam do nosso jeito é muito maior do que para nós, por exemplo, aprender a Libras.
           As pessoas que pensam que só porque falam Português já sabem tudo e não é preciso ter aula de português estão totalmente erradas, pois isso faz uma grande diferença no momento de elaborar um texto e até mesmo se expressar de uma boa maneira em uma entrevista de emprego. E muitas vezes uma pessoa que é deficiente está muito à frente daqueles que têm todos os sentidos. Aprender as regras de pontuação, ler bons livros estimulam o crescimento pessoal e profissional.
            O querer saber, querer aprender, querer ler e procurar sempre se atualizar vem apenas de você e como mostrei nesse texto não são as dificuldades que impossibilitam as pessoas, o que as deixam impossibilitadas é sua própria mente, seus pensamentos. O sucesso e a felicidade são uma busca constante, e pessoas assim, que têm algum tipo de deficiência, mas não perdem a coragem de viver, de crescer, são um exemplo a ser seguido, pois mostram que as dificuldades não significam o fim da vida, e sim uma inspiração para que você os ultrapasse e siga crescendo cada vez mais.
                                                       (Barbara Carolina da Silva, ADM, noturno)

Aproveitem para ler também o outro post da aluna Barbara , acessando: http://www.textosunisanta.blogspot.com.br/2012/09/a-arte-de-viver-no-seculo-xxi.html

2 comentários:

  1. Oi, Barbara!

    Amei seu texto e está lindo.

    Concordo totalmente contigo.... e agradeço a você por ter falado sobre mim e de Libras, obrigada mesmo de coração.

    Se você quiser a aprender a Libras, é só me chamar, OK? risos...

    Beijos, Lilian Fernandes (ADM)

    ResponderExcluir
  2. Olá Lilian,obrigada.
    De nada, você é um exemplo de superação para nós jovens.
    Opáa.. gostaria muito,aprender coisas novas e boas é sempre bom!!

    beijo

    ResponderExcluir