O título deste post, do aluno Kauê, já nos diz tudo...
--------------------------------------------------------------------------------------------
Atualmente o que mais observamos
são empresas que adotam a sustentabilidade como forma de conscientizar seus
colaboradores para que, além dos hábitos e atitudes conscientes internos da
empresa, sejam atingidos também no seu dia a dia.
Promovendo ações para
estimular a consciência e reduzir o impacto de suas produções no meio ambiente,
as grandes empresas do país já entenderam que adotar soluções sustentáveis e
ecologicamente responsáveis é essencial não apenas para melhorar sua imagem,
como também para aumentar a competitividade e a rentabilidade dos negócios. O
investimento para financiar essas atitudes foi alto, porém recompensador.
Com
isso, vemos construções ou reformas de grandes e pequenas empresas pensando em
economizar água e energia, como janelas e telhados feitos estrategicamente para
dispensar ou diminuir o uso de luzes acesas durante o dia, placas solares que
convertem energia solar diretamente em eletricidade, e o reaproveitamento de
água.
Também são exemplos programas de incentivo aos seus colaboradores, como
sugerir o uso de carros que poluem menos, como os flex e com etanol, já interligando com a carona consciente, na
qual, em cada semana, um colaborador usa seu carro para ir e voltar levando um
grupo de colegas da empresa, revezando entre si. Outra sugestão é evitar o uso
de embalagens e de produtos descartáveis, e reciclarem o lixo, não jogando
resíduos perigosos em qualquer lugar, mas sim em locais apropriados e
autorizados.
Com
esse comportamento, houve queda de custos com energia elétrica e água. Quer
dizer que, além de ter uma atitude correta, como consequência tiveram
colaboradores mais responsáveis com o meio ambiente e diminuíram seus custos.
Portanto, concluímos que atitudes e ações sustentáveis são aproveitadas em
várias vertentes dentro e fora da empresa.
( Kauê Vieira
Nascimento, ADM, noturno )
Nenhum comentário:
Postar um comentário