IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Tecnologia e Modernidade versus Sustentabilidade


Que alegria postar o 1º texto da nova turma deste 2º semestre. Quem estreia no blog é a aluna Monique Lima, da turma de ADM, e ela escreve sobre sustentabilidade e a questão da convivência pouco harmoniosa entre as modernidades humanas e o meio ambiente. Vamos conhecer as ideias dela ?  
---------------------------------------------------------------------------------------------
        Nos dias de hoje, escuta-se muito falar em sustentabilidade e, segundo o dossiê Universo Jovem - 2008, ela é definida como “a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das futuras gerações”.
            A sustentabilidade é considerada por muitos a palavra da moda. Tudo o que se faz, tudo o que acontece no dia a dia, a palavra sustentabilidade é lembrada seja qual for o tema. Mas será que as pessoas se importam realmente com o planeta ou apenas estão querendo ficar na moda?
            Parece ser isso o que realmente acontece. Muito se fala, mas quase nada se cumpre, se ser sustentável é preservar hoje para garantir que se tenha no futuro, então está faltando muita educação e respeito com a natureza. Um exemplo é a tecnologia avançada dos dias de hoje, que muda num piscar de olhos. Ela muda a todo o momento, se transforma todos os dias. A todo o momento surge algo novo e revolucionário, se eu comprar um aparelho de celular hoje amanhã ele já estará ultrapassado graças à tecnologia. É celular que tira foto e filma, televisão com mil funções e três dimensões, geladeira que fala, mas daqui a pouco tudo vira lixo por estarem ultrapassados, e o pior que tudo isso é extraído dos nossos recursos naturais e sem previsão de volta, pois o lixo eletrônico é difícil de ser descartado e reciclado, quase sempre vira sucata sem qualquer utilidade. O consumismo do ser humano sempre ganha essa batalha, tecnologia versus natureza.
            Isso sim é a verdadeira moda, aparelho de celular moderno, televisão cada vez maior e com mais funções, geladeira com uma janela na porta que além de água ainda saem cubos de gelo, quanta modernidade!
            E a tal da sustentabilidade e a preservação hoje, pra garantir o amanhã, ficam onde? Porque sem areia não tem vidro, sem água não tem cubos de gelo, sem minério de ferro não tem aço para a produção desses tão importantes e valiosos objetos de desejo na vida do ser humano.
          Mas e o futuro? Com tantas mudanças, tanta tecnologia, tantas novidades, como será que as futuras gerações vão se comportar diante de tanta diversidade? Se nos dias de hoje já está praticamente difícil educar e conscientizar as pessoas, imagine daqui a uns dez, quinze, vinte anos.
            Já pensou chegar para uma criança e explicar para ela que todos seus brinquedos e produtos eletrônicos vêm da natureza de nossos recursos naturais, e por isso, é preciso preservar hoje para se ter amanhã? E essa criança diante de um jogo fantástico no videogame, com bonecos em três dimensões interagindo com o jogo fazendo com que ele pareça real... No mínimo ele vai achar graça, ou achar que a pessoa é louca.  
                                                    ( Monique de Lima Costa, ADM, noturno )
                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário