IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rio + 20

A aluna Camila Afonso, da turma do noturno, comenta neste post a proposta do evento Rio+20. Vamos descobrir um pouco mais sobre isso ?

------------------------------------------------------------------------

    O grande crescimento populacional mundial não nos permite perder mais tempo. A Preservação do Meio Ambiente agora é prioridade imediata, não é mais uma atitude para longo prazo. A relação das pessoas com o consumo reflete muito mal no planeta. Como diz uma frase atribuída a Albert Einstein, “quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga”.
      Temos que ser conscientes de que há apenas uma saída para evitar a deterioração do planeta, ou seja, atitudes globalizadas. Não existe apenas uma floresta Amazônica em alerta. São leitos de rios prejudicados, lixões espalhados pelo planeta, esgoto a céu aberto, os oceanos sendo massacrados por resíduos tóxicos, etc.
     Uma das atitudes mais importantes são os eventos que movimentam ações que fazem surtir efeitos para a mudança desse quadro, como a Rio+20, que reúne representantes de vários países mostrando o fato de haver uma preocupação mundial. É uma esperança de consciência coletiva em defesa do planeta.
     Segundo o site Planeta Sustentável, "o evento recebeu o nome de Rio+20 porque a reunião acontecerá no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco92, também promovida pela ONU". 
     Mesmo que só haja as discussões, sem uma atitude na prática, esses eventos geram ideias e atraem a atenção pública. Um grande exemplo disso é a própria Eco92, que foi responsável pela criação de vários documentos importantes como: a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica.
       Mas quando falamos da Eco 92, não podemos deixar de citar uma pequena canadense que ficou marcada na história do evento, e fundou o movimento Eco-Organização Ambiental das Crianças. Severn Suzuki, em um discurso comovente, pediu aos líderes mais respeitados do mundo "mais respeito pelo mundo que eles deixariam para ela e suas futuras gerações".


      Aproveitando atitudes como a de Severn, os governantes poderiam levar para as escolas, como princípio básico da educação, o respeito e o zelo pelo Meio Ambiente. Portanto, com certeza, a maior mudança acontece na Educação dos Povos. Vamos nos reeducar?
         Se quiser saber mais sobre a Rio+ 20, seguem algumas dicas de sites:


                                                              ( Camila A. Paulino Afonso, ADM, noturno )

Nenhum comentário:

Postar um comentário