IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

A importância da educação para as minorias em face do obscurantismo

É inegável o poder emancipatório da educação... e quando isso é propagado por alguém tão jovem quanto o aluno Rodolfo, isso nos inspira e nos anima! 
----------------------------------------------------------------------------
         No atual momento que passamos, com o avanço de discursos reacionários e a ascensão da extrema direita aos postos de comando nos governos, as minorias representativas da nossa sociedade podem ver na educação uma ferramenta forte contra esse retrocesso civil.
         Educação é um direito fundamental importantíssimo para o desenvolvimento social, todavia não quero abordar neste texto qualquer importância, mas sim a importância para a resistência de grupos socias pouco representados nos espaços de poder. Quando pensamos em educação, pensamos em seres humanos mais cultos, mais libertos e mais conscientes de sua responsabilidade como cidadão. Para as minorias, no entanto, isso vai além! Tornam-se mais visíveis, pois podem argumentar melhor quando estão em seu lugar de fala, somam mais forças aos movimentos de rua, conseguem disseminar melhor sua cultura, conseguem unificar-se promovendo o empoderamento, seja o negro, LGBTQ+, o feminino. Uma pessoa com mais conhecimento acadêmico consegue se impor melhor no dia a dia frente a situações truculentas.
            É necessário que a sociedade se aglutine em defesa da educação, principalmente aqueles que mais precisam, e enxerguem como uma saída contra o atraso civilizatório marcado pelo aumento do discurso de ódio, da repressão aos movimentos sociais, do flerte com a ditadura, que põem em risco, principalmente, a integridade das minorias.

(Rodolfo Soares, ADM, noturno)

Um comentário:

  1. Texto muito inteligente, precisa se pensar mais nesse assunto!!

    ResponderExcluir