IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

sábado, 4 de agosto de 2012

É necessário ter consciência do que se faz e/ou não se faz


       Este post, da aluna Lívia, foi feito após o retorno das férias, e nos traz ideias interessantes para refletir e contribuir com a promoção da sustentabilidade. Vamos ler ? 
---------------------------------------------------------
          Sustentabilidade é um dos assuntos mais abordados atualmente. A cada dia que passa mais pessoas se preocupam com o futuro do planeta. Mas ainda é pouco, muitas pessoas ainda não têm consciência do mal que poderia ser evitado se tomassem medidas simples que não lhes custariam nada, na verdade iriam até economizar.
            Um exemplo disto são as embalagens de batatas, salgadinhos, cereais e até remédios que – para encher os olhos dos consumidores – são grandes e bonitas e quando abertas somente a metade da embalagem está preenchida. A outra metade é desperdiçada, indo para o lixo sem necessidade contribuindo para a poluição do planeta. Se o tamanho da embalagem fosse reduzido o produto poderia ser vendido mais barato e seria menos lixo depositado no ambiente.  A empresa iria lucrar mais e poluir menos.
            Há várias outras medidas que as empresas e as pessoas comuns deveriam buscar para contribuir com a sustentabilidade do planeta. Vejamos um exemplo que faz a diferença.
A prefeitura de Nova York está recebendo propostas de empresas para reciclar 1 milhão de vasos sanitários, nos próximos seis anos. Enquanto as peças antigas consomem 18,9 litros por descarga, as novas usam 4,8 litros. O Departamento de Proteção Ambiental vai reembolsar em USS 125 os moradores de apartamentos que trocarem os vasos. Trituradas, as peças antigas poderão ser usadas nas fundações de edifícios. Com a mudança, a cidade diminuirá em 3% o seu consumo de água. ( Revista Planeta, maio/2012 )

             Essa ideia poderia ser adotada em todos os lugares. Imaginem a quantidade de água que seria economizada se todas as pessoas trocassem os vasos sanitários antigos?
            Além disso, devemos nos preocupar também com a sustentabilidade emocional, isto é, é importante eliminar o lixo mental. Todo sentimento gera consequências e o desequilíbrio de sentimentos pode causar sérios problemas para a coletividade, empresa, família, etc.
            “Quando uma pessoa está sendo sustentável consigo mesma, com certeza, ela será parte importante que contribuirá com a sustentabilidade de um todo.’’ Se você quiser saber mais sobre esse tema, acesse Sustentabilidade emocional.                                      ( Lívia Silva, ADM, Diurno )

Nenhum comentário:

Postar um comentário